segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Arte cênica cresce em Areia Branca


“Cia de Teatro Arranha Céu”
Gravando trilha sonora no estúdio Officina da Música  (patrocínio do músico Igor de Obaluaiê)
Cia de Teatro Arranha Céu – Grupo Fundado no dia 14 de Novembro de 2011 com Musical de Estréia “O Fantasma da Máscara”.

A Companhia foi criada com o intuito de realizar espetáculos teatrais dentro do estilo musical. Atualmente a companhia está com o espetáculo Infantil O FANTASMA DA MÁSCARA - do escritor Victor Louis Stutz, uma Adaptação livre do clássico bastante antigo chamado “O Fantasma da Ópera”.
O grupo é composto de 10 integrantes: Gledson Freitas, Lieberth Rodrigues, Swellyson Max, Elton Silva, Ivanilson Souza, Yago Andrade, Robson Natanael, Polly Assunção, Aline do Vale e Alana Joyce.
Enredo da Peça: Belinha Sabiá (Uma Famosa Cantora de Ópera) Ganha de presente no dia do seu Aniversário uma Gaiola e de repente desaparece. Zeca (Seu Irmão) e toda a sua Turma que conta com – Pierre, Detetive Zinho, Helena e Dilma vão atrás para desvendar esse Mistério e descobrir, Afinal? Quem é esse Tal Fantasma da Máscara? Todos esses personagens contam a sua própria História ao decorrer do Espetáculo e nada melhor que a Platéia interagir com os Atores para desvendar esse Mistério não é mesmo? “CIA ARRANHA CÉU” mostra que nem tudo é impossível e que e vai lutar para fazer o que há de melhor em Teatro Musical.
Parabéns ! vocês possuem muito talento e com certeza irão emocionar muita gente com seus espetáculos.

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Cultura na Cidade de Todos

Pessoal saiu o calendário de eventos da Fundação Areia Branca de Cultura - confiram!

Calendário de eventos externos da Fundação Areia Branca de Cultura

Fevereiro:
·         Concurso da escolha do Rei e Rainha do carnaval dia 12/02
·         Ensaio geral (dia 15/02)
·         Desfile das escolas de samba (domingo de carnaval) 19/02

Março
·      Festival de Música da UERN (o mês todo)
·      inauguração do Centro Cultural de Redonda( dia 16/03- sexta feira)
·      justiça na praça (dia 30 de março-sexta feira)
Abril
·      Semana Santa – Concurso Gogó de ouro (07/04 sábado de aleluia)
Maio
·      Gincana cultural entre as escolas - (23, 24,25 e 26/05)
Junho
·      São João da cidade de todos (festival de quadrilhas 22 e 23/06)
Julho
·      Aniversário da escola de balé (espetáculo “AMIGOS” dia 20/07-sexta-feira dia do amigo)
Agosto
·      Festa de Nsa. Senhora dos Navegantes (Decoração da cidade tem que está posta nas ruas até dia 04/08-sábado)
·      I mostra de danças pára folclóricas dia 24/08 (sexta-feira dia nacional do folclore brasileiro)
Setembro

Outubro
·      FEMUT- Festival Municipal de Teatro (cortejo de abertura dia 22; abertura oficial dia 23 e segue o festival 24, 25, 26 e encerra dia 27 com entrega de premiações)
Novembro  
·      Concurso A mais bela voz (dia 16/11)
·  Consciência negra (encontro dos grupos de capoeira e maculelê e exposição da religiosidade afro-descendente) dia 20/11-terça feira Dia nacional da consciência negra
Dezembro  
·      Espetáculo e cortejo de encerramento “Natal dos Sonhos” - dia 14/12

Cedido por: Aline Crhstiane (Coordenadora Geral da Fundação Areia Branca de Cultura)

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Cultura de Matriz Africana levada a sério!


No último dia 31 de dezembro de 2011 o ILÉ ASÉ DAJÓ ÌYÁ OMÍ SÀBÁ, realizou uma reunião logo após o cortejo de Iemanjá para a criação do Fórum de Religião de Matriz Africana da Salinésia - FOREMASAL. O mesmo tem como objetivo regulamentar as casas associadas, promover e divulgar os cultos pertencentes tradicionais de terreiro, respeitando suas crenças e tradições. Estiveram presentes o Babalorixá Melquisedec de Xangô , o Babalorixá Noamã Jagun, a Mãe de Santo Káthia Cruz e membros do Ilé Asé Dajó Iyá Omí Sàbá e da  Casa  Pai José de Aruanda. Este evento é de suma importância para  que haja respeito a diversidade cultural e religiosa em nossa cidade.  Nós que pertencemos a religião espiritualista respeitamos todas as formas de culto existente, mas, infelizmente ainda somos desrespeitados por uma pequena parcela de pessoas ignorantes e preconceituosas que querem impor sua religião aos outros. E isso não pode acontecer! vivemos em um país onde temos a liberdade de culto; de acordo com o que diz a constituição de 1988. O engradecimento da Festa de Iemanjá é a prova de que somos religiosos sérios e comprometidos com o bem estar das pessoas que nos procuram, e não enganadores da fé alheia. Contudo, queremos agradecer pelo apoio que o Prefeito Municipal - Manoel Cunha Neto (Souza) vem nos dando  durante todos esses anos. Isso mostra o preparo que ele possui para conduzir nossa cidade, e que está inteiramente comprometido com a diversidade cultural e religiosa em nosso município, Muito obrigado. Obrigado também a pessoa do Sr. Rogério Edmundo - Presidente da Assoc. Cultural Ivipanim que gentilmente nos cedeu o espaço para realizarmos dois encontros culturais no ano que passou, ao Presidente da Fundação Areia Branca de Cultura - Ramon Rodney e sua equipe pelo empenho e apoio durante toda preparação e execução da Festa de Iemanjá, a FM Costa Branca - nas pessoas de: Cleodon Bezerra e Antônio Cidenir -  pelo espaço aberto para comunicação sempre que precisamos, em fim, obrigado a toda população que se fez presente no cortejo e embarque. Que 2012 seja repleto de muito axé para todos!

UM EXEMPLO À SER SEGUIDO!

    No último dia 21 de outubro de 2011 a Câmara Municipal de Areia Branca realizou Sessão Solene para homenagear cidadãos ilustres de nossa cidade e outros que mesmo não sendo nativos amam a salinésia e fazem algo para contribuir  com o seu avanço. Refiro-me a pessoa de Melquesedec Costa da Rocha - Babalorixá da cidade do Natal que há oito anos vem contribuindo para engrandecimento e fortalecimento da cultura e religião de matriz africana em nosso município.
    Durante todos esses anos o ILÉ ASÉ DAJÓ ÌYÁ OMÍ SÀBÁ da cidade de Areia Branca, realizou encontros culturais falando sobre os mais variados temas e o Babalorixá Melque de Xangô (como é conhecido) participou de todos os eventos, sempre atuando como uma fonte inesgotável de conhecimento. Foi através dessa presença que conseguimos galgar passos importantes no processo de desmistificação das religiões de matriz africana em Areia Branca.                 Gostaríamos de agradecer publicamente ao Sr. Djalma da Silva Souza - vereador municipal, que mesmo pertencendo a outro segmento religioso, teve a ombridade de reconhecer o trabalho que Melque de Xangô vem realizando em nossa cidade, e lhe conferiu o título de cidadão areiabranquense. Ao sr. Djalma a nossa gratidão.Que Deus cubra  de bençãos ao sr. e toda a sua família. Djalma da Silva Souza - Um exemplo a ser Seguido!
Djalma da silva Souza - vereador Municipal
Melque de Xangô - Babalorixá